Conta Corrente 2
Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail to someone
fv_6141

Título alternativo: como achar um farol em meio à tempestade

Demorou um pouco, mas voltei. Chegou a parte difícil do orçamento, transformar aqueles itens todos em algo que faça sentido e que vire uma proposta. Meu conhecimento é empírico, ou seja, claro que pode haver outras formas de fazer isso, mas essa é a fórmula que deu certo para mim.

Bom, os dois primeiros itens – estruturais e variáveis – são a base do negócio. De cara você já tem um custo fixo que precisa ser pago pelo seu trabalho. Normalmente, eu separo o valor de investimento em equipamento do restante do custo de itens estruturais, uma vez que a atualização destes equipamentos tem um ciclo mais longo.

Então vamos brincar de fazer conta com valores fictícios.

Parte 1

Investimento de Equipamento:  50 dinheiros

Supondo que você renove seu equipamento a cada 4 anos, isso significa que você tem que ter uma verba de 12,5 dinheiros por ano para guardar e poder fazer a compra dos materiais que terão que ser renovados. Ah, mas Flavita, os valores vão subir. Claro, mas você não precisa comprar tudo de novo não é mesmo? Lentes são pra vida toda quando bem cuidadas. Você provavelmente vai renovar corpo de câmera, computador e eventualmente um monitor.

Itens Estruturais: 55 dinheiros/ano

Itens Variáveis: 40 dinheiros/ano

Agora eu já sei que preciso de 107,5 dinheiros ao ano para que o meu negocio funcione.

Parte 2

Uma parte importante dessa jornada é também saber se posicionar no mercado para atrair os clientes que você quer atender. Então, você vai investir em uma serie de itens importantes para desenvolver uma marca, apresentar portfolio, dizer pro mundo quem você é. O investimento inicial é sempre maior e nos anos seguintes você consegue controlar melhor a quantidade de dinheiro investido nisso.

Então eu pesquisei e preciso de 20 dinheiros por ano para cuidar deste item.

Base do orçamento

No momento nós já temos um valor total 127,5 dinheiros por ano apenas para pagar custos. Quanto desse valor total vai ser estabelecido para o meu orçamento? Tem quem prefira dividir por mês, o que ajuda a manter um controle a curto prazo e ajustar a trajetória durante o ano. Tem quem prefira fazer um planejamento anual.

A partir daí você vai estimar quantas horas de trabalho você investe em cada trabalho – desde o atendimento, até a entrega final do produto. Quanto eu vou cobrar na minha hora? Tipicamente, o cálculo feito pelo mercado convencional são 44 horas semanais (segunda a sábado) em cinco semanas por mês, resultando em 220 horas. Para facilitar a minha vida, usei esse cálculo como base para descobrir o valor da minha hora. Vamos supor que quero ganhar 1200 dinheiros por mês para manter a minha vida. Então, minha hora vai custar 5,45 (1200 / 220 horas).

Em alguns trabalhos fotográficos temos equipe ou assistentes nessa conta. Eu divido o cachê pelo número de horas para saber a hora média de trabalho. Se você paga 40 dinheiros por 10 horas de cobertura no evento, então o custo da equipe vai ser 4 dinheiros por hora naquele trabalho.

Estamos chegando em algum lugar! Sou fotógrafa de casamento e um casamento pequeno vai investir 25 horas de trabalho, então meu orçamento vai ser:

  1. 12, 75 de custos fixo
  2. 136,25 das minhas 25 horas
  3. 40 dinheiros pelas 10 horas da equipe
  4. 10 dinheiros de transporte
  5. outros custos quaisquer (vamos fingir que nesse caso não tem)

Total: 199 dinheiros

Este valor não é o orçamento final. Ainda há uma etapa importante que é a mais difícil.

Valor Percebido

Cada profissional tem seu método, sua experiência, sua formação, seu talento. Todas essas coisas são imensuráveis e precisam ser pagas. É exatamente isso que diferencia um profissional do outro. Todo mundo pode aprender técnica, e contratar uma empresa de branding,  ter a caixinha mais legal do planeta. Basta se planejar e se dedicar. Não existe uma fórmula mágica e para mim essa é a parte mais difícil de colocar no orçamento.

Tem também quem queira colocar uma margem para desconto. Isso é muito particular. Eu não trabalho com margem porque sempre preferi que o cliente soubesse pelo que estava pagando. Há a estratégia de venda do “dobro pela metade do preço”. Tem quem goste de trabalhar assim, inclusive clientes que sentem que ganharam algo na negociação. É uma decisão sua, não cabe a mim julgar.

Outro ponto importante, todos os produtos do negócio precisam incluir também suas horas de trabalho. Em álbuns, eu trabalho em equipe. Portanto, o valor final do produto é o valor de projeto e design, impressão, encadernação, custos fixos da operação e minhas horas de trabalho no acompanhamento. Aliás, esse é um dos principais erros que eu vejo. Qualquer produto vendido tem hora de trabalho relacionada e muito profissional trata isso como custo zero. Sua hora CUSTA.

Orçamento Final

Neste exemplo específico, a gente chegou em um valor de 199 dinheiros para fazer um trabalho e pelo meu cálculo de valor percebido 20% deste total será a cobrança do meu talento. Cheguei em 238,8. Como odeio número quebrado, meu orçamento final será de 240 dinheiros. Agora você já sabe como calcular um orçamento.

Planejamento Anual

Bom, pelas minhas contas, entre custos fixos e salário anual eu preciso ganhar – arredondando – 14.600 dinheiros. Como eu sei quantos trabalhos eu tenho que fazer? Se  eu estabelecer que eu quero fazer 100 trabalhos comissionados por ano, isso significa que cada trabalho teria que ter um custo mínimo de 146 dinheiros. Daí cada orçamento vc incluiria custos de equipe, transporte, fornecedores terceiros etc. Mas vc precisa receber 146 em cada um deles, no mínimo.

Você pode dividir esses trabalhos por mês e caso não cumpra a meta, ajustar para o próximo mês. Com o tempo você também vai avaliar melhor a sazonalidade do seu mercado, além de criar formas alternativas para vender novos produtos relacionados ao seu negócio. Em linhas gerais essa é a mágica do orçamento.

No próximo texto eu vou falar sobre algumas dúvidas que já recebi.  E se nesta etapa você tiver dúvidas, aproveita e me manda ;o)

Até o próximo post.

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail to someone

Deixe seu pitaco

comentários