Hoje vamos falar de desenvolvimento de marca. Depois de algumas conversas, ainda em 2015, estabeleci com a Le Bear, que cuida da minha identidade visual, as diretrizes para o novo site envolvendo a criação de um brasão, a construção de um site que envolvesse todo o escopo do meu trabalho e a unificação de cores e tipografia das marcas de casamento e corporativo.
Mas afinal o que é um brasão? Segundo nossos amigos da wikipedia, “é um desenho especificamente criado com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. Suas origens remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios, assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados nos seus escudos….Tradicionalmente, como as mulheres não iam à guerra, elas não carregavam escudos; em vez disso, as cotas de armas femininas eram ostentadas numa lisonja ou losango apoiado num de seus ângulos agudos.”
Ou seja, brasão é a versão medieval do logo das famílias =P
E desse imbroglio de era medieval com fotografia, cores de Almodovar e Frida Kahlo surgiu a nova versão, mais complexa, do logo Flavia Valsani Fotografia. O principal desafio era encontrar um fio comum, os símbolos dos quadrantes do brasão e isso ter coerência dentro da marca. Tecnicamente, o desafio foi trabalhar no monocromático, pois seria necessário usar planos diferentes.
“Uma vez que definimos o escopo do novo logo, o losango surgiu como forma aglutinadora. Cabe na inspiração anos 20/art deco escolhida para a marca anterior e portanto foi definido como o elemento de transição entre um site e outro. Também mantivemos a fonte retrô que deu origem ao logo original”, explica Ana Caiado Franciosi, co-fundadora da Le Bear.